Notícias
Cidade
Municípios do sudoeste baiano teriam recebido 3 notificações de órgão federal

Municípios do sudoeste baiano teriam recebido 3 notificações de órgão federal

Mesmo com os alertas do Cemaden, chuvas superaram previsões na região

| Autor: Redação

Foto: Camila Souza / GOVBA

De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), os municípios do sul e sudoeste da Bahia foram alertados, desde do dia 20 de dezembro, de que chuvas intensas iriam atingir a região. 

De acordo com matéria do portal UOL, que teve acesso aos três documentos produzidos pelo Cemaden, apesar do alerta, o volume de chuva em alguns locais foi maior que o previsto, o que causou destruição em várias localidades.

Os relatórios foram emitidos entre 20 e 23 de dezembro e indicavam que havia em curso uma formação meteorológica intensa prevista para atingir a Bahia.

De acordo com o UOL, o primeiro alerta do Cemaden, do dia 20, saiu por meio de uma nota técnica sobre a previsão de chuvas intensas.

O mês de dezembro já é considerado o mais chuvoso registrado nos últimos 32 anos na região. Segundo o Cemaden, a média histórica é de 150 mm nesse período. Porém, até segunda-feira (27), várias cidades já registraram acumulo de água superior a 400 mm. Cada milímetro equivale a um litro de água em um metro quadrado.

Leia também:
https://www.varelanet.com.br/noticias/politica/governo-federal-envia-ministros-para-visitar-areas-atingidas-por-chuvas-na-bahia

https://www.varelanet.com.br/noticias/cidade/trecho-da-ba-263-e-volta-a-ser-interditado-por-risco-de-deslizamento

https://www.varelanet.com.br/noticias/cidade/preta-gil-faz-apelo-por-ajuda-a-ongs-de-animais-do-sul-da-bahia

https://www.varelanet.com.br/noticias/cidade/vitimas-de-enchentes-na-bahia-receberao-auxilio-do-governo-anuncia-rui-costa

Tags

Notícias Relacionadas