Mostra de arquitetura em Salvador é criticada pela falta de representatividade negra
Em foto com mais de 40 profissionais da exposição, não aparecia nenhuma pessoa negra
Foto: Reprodução/Redes sociais
Após a abertura da exposição de arquitetura e design do grupo Casas Conceitos, o influenciador conhecido como Fábio Marxx compartilhou um vídeo em suas redes sociais em que expõe a ausência de profissionais negros em uma foto com cerca de 40 pessoas. A abertura do evento aconteceu no último domingo (07), no Casario da Misericórdia, em Salvador.
"Esse aqui é o time de 40 profissionais envolvidos numa mostra de arquitetura e design em Salvador, a cidade mais negra fora da África [...] Isso aqui só reforça o que eu sempre falo pra vocês. A arquitetura no Brasil continua sendo um espaço elitista, racista, branco, heteronormativo e excludente.", iniciou o influenciador.
"Enquanto nossas cidades não forem pensadas por quem realmente vive as desigualdades, elas vão continuar sendo feitas pra turista ver e pra elite lucrar.", acrescentou.
O influenciador também criticou a falta de incentivos a projetos independentes, feitos por pessoas negras e periféricas.
Quando a gente olha os patrocínios o cenário fica ainda mais irônico. Dezenas de empresas, milhões em apoio, toda uma estrutura de marketing. Mas quando se trata de apoiar projetos pretos periféricos, coletivos, independentes, a resposta é sempre a mesma. 'Não temos verba no momento'
Nas redes sociais, a repercussão entre os internautas foi muito negativa, o que fez a página fechar a aba de comentários.