Moradores e empresários de Maraú sofrem com constantes quedas de energia
Município do sul da Bahia tem convivido com oscilação na luz há dois meses; Comerciantes reclamam de perdas de alimentos e de aparelhos elétricos e eletrônicos
Foto: Divulgação
Comerciantes, empresários da área hoteleira e moradores da paradisíaca Península de Maraú, um dos destinos mais bonitos e badalados do sul da Bahia, tem sofrido com a constante falta de energia em toda a região. As várias interrupções de energia elétrica na localidade têm gerado diversos problemas e prejuízos e afastado turistas.
Entre as principais queixas dos moradores e empresários de Maraú estão a queima de aparelhos elétricos e eletrônicos, ficar sem comunicação – tem ficado sem sinal de telefone e internet –, perda de estoque de alimentos congelados, entre outros problemas que geraram gastos fora do previsto e o desperdício em grande escalada de produtos alimentícios.
A última queda de energia durou três dias, entre dos dias 4 e 6 de dezembro. Nesse período, a comunidade passou por muitas horas sem energia, no escuro e sem ter como conservas produtos. Diversos transtornos foram vivenciados por empresas da região, que com a ida e volta constante da energia, perderam diversos aparelhos elétricos e eletrônicos.
Por meio de nota enviada à imprensa e para a Coelba, Lúcio Couto, vice-presidente da ASDEM (Associação de Empresas de Maraú), cobrou soluções. “Salientando que, oscilações, queda de fases e interrupções da energia têm acontecido com frequência nos últimos dois meses, o que demonstra que essas ocorrências estão sendo recorrentes, dificultando a prevenção na avaria de equipamentos, já que também não há aviso prévio de manutenção do serviço”.
Em outro trecho da nota, a ASDEM pede urgência na reparação do problema e mais atenção para toda a região. “A Associação das Empresas de Marau - ASDEM vem, respeitosamente, pedir uma atenção e posicionamento quanto ao exposto, considerando que a deficiência no fornecimento de energia ocasiona prejuízos para o turismo e para o funcionamento das empresas, e que se necessário, estas farão suas reclamações em conjunto através de providências legais, junto à Coelba e à Aneel”.
Localizada na Costa do Dendê, Maraú é conhecida mundialmente como a “Polinésia Brasileira”. A grande maioria dos turistas fica concentrada na vila de Barrada Grande, local que oferece uma maior infraestrutura, como restaurantes, barzinhos, mercados e ainda tem eventos musicais. A Praia de Algodões é umas das mais visitadas, assim como as piscinas naturais da Praia Taipu de Fora, as águas doces da Lagoa do Cassange e da Lagoa Azul e o encontro do mar da Baía de Camamu com o Rio Carapitangui.
Em nota, a Coelba se pronunciou sobre o caso. Confira:
A Neoenergia Coelba esclarece que as interrupções de energia no município de Maraú registradas entre os dias 04 e 06 de dezembro foram provocadas pelas fortes chuvas e ventos que atingiram a região, partindo uma fiação da rede elétrica que atende a localidade. Após a primeira normalização, uma árvore caiu sobre os cabos em outro ponto da rede, necessitando um segundo reparo. A distribuidora reforça que a situação já foi solucionada e que mantém um plano de manutenção contínuo na cidade. Desde o início do ano, já foram realizadas 25 mil metros quadros de podas e inspecionados 50 km de rede, ações fundamentais para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico. A Neoenergia Coelba se coloca à disposição.