Monumento em homenagem à baiana de acarajé Cira é inaugurado em Itapuã
Cira faleceu em 2020
Foto: Carla Lucena | ASCOM FGM
Jaciara de Jesus, mais conhecida como “Cira do Acarajé”, falecida em 2020, foi homenageada nesta última quinta-feira (4). Um monumento com o rosto da baiana de acarajé foi inaugurado na praça Oxum Baeté, no bairro de Itapuã.
O monumento está ao lado do tabuleiro que Cira criou, e que é um dos mais famosos de Salvador. O grupo musical Ganhadeiros de Itapuã e o Malezinho, projeto infantojuvenil do bloco afro Malê Debalê, participaram da cerimônia.
Além disso, a inauguração contou com a presença de familiares, amigos, o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, e o diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais da FGM, Vagner Rocha.
“A baiana de acarajé é um patrimônio, e as relações geográficas que todas elas têm com os espaços são muito importantes. É uma oportunidade de homenagear e também de criar essa relação com a memória. Esta é a primeira efígie de uma baiana de acarajé em Salvador”, disse Fernando Guerreiro.
Cira foi uma das principais referências da gastronomia baiana, que ganhou fama ao inaugurar o “Acarajé da Cira”, tabuleiro mais famoso entre baianos e turistas.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.