Notícias
Cidade
Jiboia de dois metros é vista no Morro do Cristo, em Salvador, e assusta pessoas

Jiboia de dois metros é vista no Morro do Cristo, em Salvador, e assusta pessoas

Local é um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador

| Autor: Gustavo Nascimento

Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma jiboia de dois metros foi avistada no Morro do Cristo, em Salvador, nesta sexta-feira (4). O animal foi filmado por pessoas que passavam pelo local e publicado pelo portal Sabendo com Vini.

A prova teria saído de uma área de vegetação nas proximidades da região, que é um dos pontos turísticos mais frequentados da capital baiana.

Em casos como este, é necessário acionar o Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar da Bahia (COPPA), como explica o Cabo Figueredo.

"Quando um animal silvestre é encontrado em via pública, as pessoas não podem fazer o manuseio. É preciso chamar um órgão ambiental para fazer o resgate e a captura desse animal.", disse o policial.

"É possível acionar a COPPA através do 190 ou o Inema (Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos), através dos contatos do Inema. Se for em Salvador, temos aqui o GEPA (Grupo Especial de Proteção Ambiental da Guarda Municipal) da através de 156.", complementou.

O Cabo também detalhou como é feito o processo de retirada do animal do local. "Ao chegar no local, o agente da COPPA vai isolar a área, vai fazer a contenção do animal para que ele não se machuque e vai fazer todo o trabalho de captura. Depois, esse animal é contido e levado para um centro de tratamento de animais silvestres, o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres)."

"É assim que acontece. Esse animal vai passar por um período de quarentena, vai ser avaliado, e depois ele vai ser reintroduzido ao seu habitat natural, em um local cadastrado pelos órgãos ambientais.", finalizou o policial.

Segundo ele, a COPPA não foi acionada para lidar com a situação.

Tags

Notícias Relacionadas