Notícias
Cidade
Integrantes da torcida organizada do Bahia picham terreiro de candomblé e casa se pronuncia: 'Intolerância e desrespeito'

Integrantes da torcida organizada do Bahia picham terreiro de candomblé e casa se pronuncia: 'Intolerância e desrespeito'

Ato aconteceu minutos antes do clássico Ba-Vi

| Autor: Redação - Sport

Foto: Reprodução

Integrantes da Bamor picharam a parede de um terreiro de candomblé situado na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, minutos antes do clássico Ba-Vi, neste último domingo (18), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Logo após o ocorrido, os suspeitos correram.

Através das redes sociais, a Casa de Oxumarê, tida como patrimônio histórico pelo IPHAN, compartilhou uma nota de repúdio contra o ato, afirmando ser um crime ambiental e se tratar de intolerância religiosa.

Este ato de depredação, cometido sob o signo da intolerância e do desrespeito, é um crime previsto na Lei Federal n.º 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), Art. 65, que criminaliza a pichação ou qualquer forma de destruição de bens tombados. Mais do que um crime ambiental, trata-se de um atentado contra a liberdade religiosa, garantida pela Constituição Federal de 1988, em seu Art. 5º, inciso VI”, escreveu.

Atos como este não se restringem ao concreto das paredes, eles ecoam no tecido social, perpetuam preconceitos e fortalecem as estruturas de racismo religioso que tanto lutamos para combater. Não é apenas uma pichação. Contribuem com as recorrentes tentativas de apagar símbolos da cultura negra, é a expressão de uma intolerância que se esconde em camadas de violência simbólica e física”, acrescentou.

Ainda em comunicado, a Casa de Oxumarê pediu que a Bamor se retratasse publicamente em relação ao ocorrido, junto a medidas de conscientização dos membros sobre o valor dos patrimônios afro-brasileiros e o respeito às religiões de matriz africana. “Não se trata apenas de reparar um erro, mas de reafirmar o compromisso com os princípios éticos e com o respeito mútuo, bases essenciais para a convivência em sociedade”, afirmou.

Tags

Notícias Relacionadas