Notícias
Cidade
Influenciadora baiana denuncia caso de racismo em bar no centro de Salvador

Influenciadora baiana denuncia caso de racismo em bar no centro de Salvador

Bárbara Carine relatou nas redes sociais que o irmão foi humilhado pela dona do estabelecimento após um gesto de agradecimento

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Divulgação

A professora e influenciadora baiana Bárbara Carine compartilhou, em suas redes sociais, um caso de racismo envolvendo seu irmão, Hermilo Neto. Segundo o relato, ele foi discriminado em um bar localizado no centro de Salvador.

“Acordei agora há pouco com privação de sono comum a mães de bebês, e aí nesses momentos eu geralmente não pego no celular..., mas eu vi uma mensagem do meu irmão, que é uma figura muito contida. Ele me mandou uma mensagem que começava assim: ‘Você sabe que não ando bem psicologicamente em virtude dessa busca desenfreada por emprego. Eu tenho extravasado essas frustrações bebendo pelo centro’”, contou Bárbara.

A influenciadora afirmou que o irmão foi humilhado pela dona do estabelecimento.

“Eu fui pegar na mão da dona, uma mulher branca, e agradecer. O que eu peguei na mão dela, na minha frente, ela tirou a mão e pediu rapidamente que o seu funcionário trouxesse esse desinfetante pra limpar a sua mão que pegou na minha”, dizia o trecho da mensagem enviada por ele.

Bárbara relatou ainda que Hermilo, de 45 anos, é engenheiro mecânico formado aos 40, com pós-graduação em segurança do trabalho, mas enfrenta dificuldades para conseguir emprego.

“Achou que tinha chegado lá, mas a linha de chegada sempre muda pra gente”, lamentou.

Na publicação, a professora destacou que esse tipo de episódio reflete uma realidade mais ampla vivida por homens negros no Brasil.

“Vocês sabem que as maiores vítimas de suicídio na sociedade são homens negros, em virtude de um atravessamento interseccional, sim, de raça, gênero e classe. Eles estão nessa situação com serem pobres, com serem negros, com serem homens.”

Ao encerrar o desabafo, Bárbara fez um apelo por respeito e empatia:

“Respeite a minha família, respeite as pessoas negras, respeite seus consumidores todos.”

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas