Notícias
Cidade
Guarda Municipal forma novos agentes para reforçar patrulhamento no Centro Histórico de Salvador

Guarda Municipal forma novos agentes para reforçar patrulhamento no Centro Histórico de Salvador

O GAT (Grupo de Apoio ao Turista) foi criado em 2013 para dar suporte a grandes eventos

| Autor: Redação/Varela Net

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador está formando a segunda turma de agentes que irá atuar no Centro Histórico da cidade. Ao todo, 38 novos guardas vão integrar o Grupo de Apoio ao Turista (GAT), unidade especializada em patrulhamento turístico. A ideia é que os novos agentes possam ampliar a cobertura também de outras áreas turísticas como o Caminho da Fé, na Cidade Baixa, que recebe, todos os anos, a tradicional Festa do Bonfim e os equipamentos municipais recém-inaugurados na região do Comércio.

O curso, com carga horária de 40 horas, teve início na última terça-feira (6) e será concluído na próxima segunda (12).  “O curso aborda temas fundamentais para garantir um atendimento adequado ao turista, com disciplinas como patrimônio histórico e cultural da cidade de Salvador, inglês funcional, voltado para o primeiro contato com o turista, legislação aplicada ao turismo, boas práticas em ocorrências envolvendo turistas, entre outras”, explica o supervisor do GAT, Thiago Machado.

O GAT foi criado em 2013 para dar suporte a grandes eventos como, por exemplo, a Copa do Mundo e das Confederações. Atualmente, o grupo é formado por 83 agentes qualificados para dar suporte aos turistas, sendo que 42 deles são alocados diretamente na unidade. Ainda conforme o supervisor do GAT, o grupo atua patrulhando as ruas a pé ou em motopatrulhamento, com duplas ou em trios, se espalhando por todo o Centro Histórico. Além disso, viaturas ficam posicionadas em locais estratégicos. 

“Nosso principal foco é o atendimento e a prevenção, ocupando os espaços e coibindo atos de vandalismo e pequenos furtos. Desde a implementação do Distrito Cultural, no ano passado, tivemos uma redução nos índices de furtos e roubos no Centro Histórico. Porém, observamos uma migração dessas ocorrências para outros pontos da cidade. Por isso, a ampliação do efetivo tem como objetivo ocupar também essas novas áreas”, conclui Machado. 

Tags

Notícias Relacionadas