Gavião-carcará é resgatado pela Polícia Ambiental dentro de empresa no bairro de Pirajá, em Salvador
Animal estava em local de difícil acesso e policiais precisaram de equipamentos especiais para fazer o resgate
Foto: Reprodução/Redes sociais
Uma guarnição da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) foi acionada por volta das 12h30, nesta quinta-feira (17), para realizar o resgate de uma ave silvestre, da espécie Gavião-carcará, que estava dentro de uma empresa de logística o bairro de Pirajá, em Salvador.
Ao chegar no local, a equipe encontrou o animal em situação de risco. Os policiais precisaram utilizar técnicas e equipamentos específicos para garantir a segurança da ave e dos próprios agentes, por conta do local que a ave estava ser de difícil acesso.
"Ele costuma fugir, mas como estava em um bueiro não tinha como escapar. Foram utilizadas luvas de raspa e um pano para conte-lo.", explicou um agente da Coppa.
Em nota oficial, a Companhia se pronunciou sobre o caso:
"A equipe realizou o manejo adequado do animal, garantindo sua integridade e a segurança dos funcionários. O espécime será encaminhado para os devidos procedimentos legais e ambientais cabíveis, conforme as normas de proteção à fauna silvestre."
Fontes internas da Coppa informaram ao Varela Net que casos como este são comuns. Somente neste mês de julho, foram registradas sete ocorrências com aves silvestres em Salvador: Quatro com Carcarás, uma com coruja e duas com gaviões.