Fortes chuvas colocam Salvador em alerta máximo, e sirenes são acionadas em vários bairros
Sirenes foram acionadas em 13 comunidades com risco de deslizamento
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu, nesta quarta-feira (22), alerta máximo de risco devido à continuidade das fortes chuvas que atingem a capital baiana. O alerta foi divulgado à população, e sirenes precisaram ser acionadas em diferentes pontos da cidade.
Ao todo, Salvador possui 14 sirenes de emergência instaladas em comunidades com risco de deslizamento de terra. Segundo a Codesal, os locais onde os alertas foram ativados apresentam os maiores riscos:
- Mangabeira – Cajazeiras 8
- Vila Picasso – São Caetano
- Voluntários da Pátria – Suburbana
- Moscou – Castelo Branco
- Creche – Castelo Branco
- Olaria – Sete de Abril
- Mamede – Rio Sena
- Bosque Real – Sete de Abril
- Baixa do Cacau – São Caetano
- Irmã Dulce – Cajazeiras 7
- Mangabeira
- Calabetão
- Bom Juá
A previsão indica que as chuvas intensas devem continuar até quinta-feira (23), com redução gradual a partir de sexta-feira (24). A Defesa Civil alerta que o solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos.
Ainda nesta quarta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para 263 cidades baianas, incluindo Amélia Rodrigues, Feira de Santana, Camaçari, Madre de Deus e Alagoinhas.
De acordo com o órgão, há possibilidade de chuvas de até 50 mm por dia, ventos de 40 a 60 km/h, alagamentos, quedas de galhos e descargas elétricas. O aviso é válido até as 10h de quinta-feira (23).
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, não se deve buscar abrigo sob árvores, evitar estacionar veículos próximos a torres e placas e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.