Forte chuva em Salvador gera alagamentos, deslizamentos e queda de árvore
Diante das condições climáticas, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um alerta laranja
Foto: Romildo de Jesus/Estadão Conteúdo
A forte chuva que atingiu Salvador na tarde de quinta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, provocou alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra em diversos pontos da capital baiana. Diante das condições climáticas, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um alerta laranja, destacando ainda a possibilidade de trovões, ventos intensos e risco de deslizamentos.
O volume de água foi suficiente para causar um deslizamento na região de Sussuarana, próximo à Avenida Ulysses Guimarães. Em outras áreas da cidade, como Lucaia, Vale do Canela, Iguatemi, Nordeste de Amaralina, Federação e Barra, moradores também enfrentaram transtornos. As avenidas Paralela, Bonocô e San Martin registraram pontos críticos de alagamento. Já na Avenida Luís Eduardo Magalhães, uma árvore de pequeno porte caiu após um deslizamento de terra.
Segundo o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, Salvador acumulou aproximadamente 80 milímetros de chuva em apenas uma hora, o que representa 75% da média histórica prevista para todo o mês de novembro, estimada em 108,2 mm. O bairro do Rio Vermelho concentrou o maior volume do dia, com 100,06 milímetros nas últimas 24 horas, sendo 72,2 milímetros registrados apenas entre 16h e 17h desta quinta-feira (20).
No mesmo período, a Barra foi o segundo bairro mais atingido, somando 73,6 milímetros no acumulado das últimas 24 horas. Considerando exclusivamente a chuva entre 16h e 17h, a região aparece como a oitava mais impactada da cidade, com 47,6 milímetros.
Diante do cenário de instabilidade, o diretor reforçou as orientações de segurança à população. “Em caso de risco, não vacile, se afaste imediatamente. Disque 199 e aguarde a chegada de um dos nossos técnicos para que seja realizada a vistoria e assim garantida a sua segurança”, alertou.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.