FENABA irá agitar a Arena Fonte Nova com shows e muito artesanato
Iniciativa busca trazer valorização da cultura baiana
Foto: Reprodução / Redes Sociais
A 2º edição do Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA) irá ocorrer entre os dias 9 e 12 de outubro na Arena Fonte Nova. O evento irá reunir mais de 500 artesãos de 17 estados diferentes, além de uma programação com muita música, cultura popular e algumas oficinas. A entrada é permitida com cadastro prévio feito através do site oficial do Artesanato da Bahia e com 1kg de alimento não perecível.
O festival dessa vez traz o tema “Letras e Ritmos: A Sinfonia do Artesanato da Bahia” oferecendo exposições, painéis e oficinas sobre o fazer manual, além de um espaço ancestral voltado para a valorização de memórias e tradições culturais. A programação conta com shows de diversos artistas como Geraldo Azevedo, Filhos de Jorge, Olodum, Sued Nunes e Mestrinho. Também sobem ao palco nomes locais como Graça, Capoeira em Movimento, Laiô, Sertanília e Pedro Pondé.
Além dos shows, o evento terá atividades para a criançada. No Dia das Crianças (12), Tio Paulinho irá comandar a programação, com algumas atrações recreativas. Os professores ganharão espaço na festa com uma homenagem exclusiva para a categoria.
Inicialmente, o projeto aconteceria em abril deste ano, mas foi adiado. De acordo com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a alteração tinha o objetivo de agregar ainda mais artesãos e artesãs de 20 estados do País. Na ocasião, o número de confirmados era maior e passava dos 700.
O festival é promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com o Instituto Convida, Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE). A primeira edição do evento aconteceu em maio de 2024, também na Arena Fonte Nova.