Estudantes de Medicina da UFBA protestam contra baixa oferta de disciplinas
Gestão da Universidade promete ampliar as vagas após pressão
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um grupo de aproximadamente 40 alunos do curso de Medicina da UFBA realizou um protesto nesta segunda-feira (1) em frente à Reitoria, no bairro do Canela, em Salvador. Armados com cartazes e manifestando sua preocupação, os estudantes denunciaram a baixa oferta de vagas em disciplinas obrigatórias.
A situação, relataram os alunos, tem como uma de suas principais causas o contexto da pandemia: o ingresso de novos estudantes continuou mesmo enquanto as aulas presenciais estavam suspensas, resultando em retenção e acúmulo de oferta nos períodos seguintes.
Em resposta ao protesto, o vice-reitor Penildon Silva Filho reconheceu que o problema decorre, em parte, desse cenário pandêmico e se comprometeu a ampliar a oferta de vagas. Uma reunião com os departamentos de Medicina está prevista para discutir soluções, como a abertura de novas turmas, embora o número de vagas adicionais ainda não tenha sido definido.
O problema não se restringe à Medicina. Alunos de Direito também denunciaram atrasos na contratação de professores e transição de sistema acadêmico, que têm comprometido o cronograma das aulas e prejudicado a formação acadêmica.