Escola é inaugurada em Cosme de Farias em homenagem a líder comunitário; veja
Nova obra conta com uma estrutura com acessibilidade e sustentável
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Nesta quarta-feira (24), foi inaugurada pela Prefeitura de Salvador a Escola Municipal Ailton Soares, localizada na Rua Araçatuba, região de Cosme de Farias. A nova obra é uma reconstrução do que antes era a Saturnino Cabral, ganhando instalações modernas, dobrando a capacidade de atendimento, possibilitando 400 vagas para alunos desde a Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
A obra contou com o investimento de R$ 8 milhões, sendo totalmente reformulada. O prédio agora conta com 4 andares em 1,7 mil m², com 9 salas de aula, melhorias na estrutura do prédio, climatização com renovação de ar, quadra esportiva, vestiários, auditório, salas multiuso, de informática e de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, além de uma estrutura com acessibilidade com elevadores e banheiros adaptados e sustentável como energia solar e sistema de reaproveitamento de água da chuva.
A inauguração teve a presença do prefeito de Salvador, Bruno Reis, que falou que a requalificação ampla da rede municipal de ensino pretende tornar o ambiente escolar atrativo para garantir a alta frequência dos estudantes. Bruno ainda afirmou que tem como objetivo colocar a capital baiana nas primeiras posições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
De acordo com o secretário de educação de Salvador, Thiago Dantas, a antiga escola Saturnino de Cabral já tinha um trabalho pedagógico prestigiado, no entanto já não suportava mais a necessidade de alunos e professores.
A mudança de nome da escola de Saturnino de Cabral para Ailton Soares homenageia o líder comunitário de Cosme de Farias, que lutou por melhorias e desenvolvimento no bairro. Ele morreu aos 62 anos em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2021.