Dia da Baiana de Acarajé será comemorado com programação em Salvador
A programação especial é promovida pela Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam)
Foto: Max Haack/Arquivo Secom
Em comemoração ao Dia Nacional da Baiana de Acarajé. Em Salvador, uma programação especial, promovida pela Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), com apoio da Prefeitura, movimenta o Centro Histórico a partir das 14 horas. Com o tema “Todo Axé da Bahia nesse Dia”, as atividades envolvem missa, cortejo com baianas, exposições e apresentações culturais.
A presidente da Abam, Rita Ventura, destaca a importância de o evento ser realizado em celebração à data. “Estou à frente da associação há 20 anos e nosso maior objetivo é de fortalecer ainda mais essa história. Assim como em todos os anos, estamos realizando atividades para ressaltar os nossos ancestrais, os que deram início a esse legado cultural”, afirmou.
Para valorização das profissionais, símbolos de Salvador e da Bahia, a gestão municipal tem realizado uma série de ações de divulgação e preservação da tradição e atividade da baiana de acarajé. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo de Salvador (Prodetur), promoveu um censo com o objetivo de identificar e mapear as baianas de Salvador e das ilhas.
Iniciada no mês de outubro, a pesquisa contou com um questionário sobre georreferenciamento e gravação dos áudios das entrevistas, com perguntas sobre cor, gênero, raça, renda, situação familiar, tabuleiro e ponto de venda. Foram levantadas ainda as dificuldades e necessidades que elas têm de modo a melhorar os pontos de vendas nas ruas, garantindo mais ganhos financeiros e contribuindo para a melhoria do turismo na cidade.
A pesquisa foi encerrada na semana passada e as informações obtidas estão sendo tabuladas para gerar um relatório. As baianas ouvidas receberão um kit padronizado para a melhoria das vendas dos produtos.