Notícias
Cidade
Desfile da Independência do Brasil atrai milhares pessoas em Salvador

Desfile da Independência do Brasil atrai milhares pessoas em Salvador

Com programação extensa no Centro da cidade, tradicional desfile

| Autor: Redação, com informações de João Grassi

Foto: Domingos Júnior / Varela Net

Milhares de baianos já comparecem ao Centro de Salvador na manhã nesta quarta-feira (7), para acompanhar o Desfile Cívico Militar do Sete de Setembro e celebrar os 200 anos da Independência do Brasil. As ruas estão sendo tomadas por crianças e adultos que acompanharam a passagem das tropas militares e fanfarras estudantis, na cerimônia que marca o retorno após um hiato de dois anos por conta da pandemia da Covid-19.

O tradicional desfile acontece na Avenida Sete de Setembro, com concentração das tropas, escolas e populares, desde às 6h, passando pelo Corredor da Vitória, Rua da Graça e Ladeira da Barra. Além destas entidades, o Varela Net também está presente no evento e conversou com populares presentes no local a respeito da retomada da cerimônia.

"Eu acho interessante que [o desfile] volte, é importante culturamente, historicamente, que a gente possa passar pra o nossos filhos, e poder lembrar de todos os fatos que aconteceram. Eu acho muito importante, politicamente eu não vou opinar muito não, mas que quem vencer venha pra fazer sempre o melhor por nós", afirmou o maranhense Derick Gama.

Neste primeiro momento do desfile, ocorre revista à tropa com as autoridades militares, que vão receber as autoridades civis, como o governador Rui Costa (PT) e o prefeito Bruno Reies (UB).. Depois está programado o hasteamento do Pavilhão Nacional às 08h45, e o Desfile Cívico Militar, no trecho compreendido entre a Praça 2 de Julho e a Praça Castro Alves, com início previsto para 9h, na seguinte sequência inicialmente: Comandante da Tropa, Estado-Maior Conjunto, Bandeiras Históricas, tropas da Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Civil Municipal. 

Sentimento de patriotismo

O Dia da Independência é celebrado anualmente em todo o território nacional, conforme a Lei nº 5.571, de 28 de novembro de 1969, por meio do Ministério da Educação, em coordenação com as Secretarias de Educação dos Estados e com as Prefeituras Municipais. Segundo as Forças Armadas da Bahia, a data é extremamente relevante: é exaltado o sentimento de patriotismo, o culto às tradições nacionais, o espírito de união e a solidariedade do povo brasileiro, bem como o fortalecimento da independência e o amor incondicional a este país. 

Leia também:

Confira a lista do que abre e do que fecha neste feriado de 7 de Setembro

Salvador: Comemorações ao 7 de setembro alteram trânsito no Centro da cidade

7 de Setembro: Confira programação oficial
 

Tags

Notícias Relacionadas