Chuvas em Salvador ultrapassam média histórica de novembro e Defesa Civil mantém alerta
Órgão reforça que a população deve acionar o serviço pelo número 199 em situações de emergência ou risco de deslizamento
Foto: Reprodução
As fortes chuvas que atingem Salvador desde a noite de terça-feira (11) já ultrapassaram a média histórica prevista para todo o mês de novembro. Em apenas 24 horas, a capital registrou 85 milímetros de precipitação, o equivalente a 76% do total esperado, que é de 108,2 mm. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o cenário é resultado da atuação do fenômeno climático La Niña.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), as chuvas devem continuar ao longo desta quarta-feira (12), com risco de novos alagamentos, deslizamentos de terra e rajadas de vento. A cidade está entre os 147 municípios baianos que permanecem sob alerta do Inmet para chuvas intensas.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, destacou que em algumas regiões da capital, o volume acumulado nas últimas horas já supera os 110 milímetros, valor maior que a média mensal.
“Madrugada de muita chuva em Salvador. Em algumas localidades, nas últimas 24 horas, mais de 110 milímetros. A exemplo da região de Brotas, na nossa estação pluviumétrica daqui, da Codesal. O mesmo ocorre na região de 7 de Abril, na comunidade do Bosque Real. Pedimos atenção de todos. Mais de 110 milímetros em um mês que tem por média histórica de 108,2 milímetros. A chuva deve continuar durante todo dia e, para isso, as nossas equipes de campo, engenheiros, arquitetos, geólogos, estão realizando as historias para garantir a segurança de todos. Não vacile. Em caso de risco, se afaste imediatamente. E diz que 199, aguardando a chegada de um técnico da Codesal.”
Durante a madrugada, o temporal provocou pontos de alagamento em diversos bairros e a queda de uma árvore no Barbalho, que atingiu postes e deixou parte da região sem energia elétrica. As equipes da Codesal seguem nas ruas monitorando áreas de risco e prestando assistência à população.
O órgão reforça que a população deve acionar o serviço pelo número 199 em situações de emergência ou risco de deslizamento.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.