BRT inicia integração com transporte coletivo de Salvador na sexta-feira
Equipamento passou por 40 dias de testes
Foto: Divulgação
O Bus Rapid Transit (BRT) começa a fazer parte do sistema de integração do transporte coletivo de Salvador a partir desta sexta-feira (11), depois de uma fase de testes que durou 40 dias. O horário de funcionamento continuará das 6h às 22h.
O equipamento passava por testes desde o dia 30 de setembro, antes de ser iniciada a operação integrada com os demais modais de transporte da capital baiana. Conforme a prefeitura, o BRT tem apresentado bom desempenho operacional e grande aceitação dos usuários.
A integração funcionará nos mesmo modelo adotado pelos ônibus convencionais da cidade, sem que seja cobrado mais um valor por isso, já que a tarifa também será a mesma, R$ 4,90.
Quem utiliza o BRT poderá integrar normalmente com os demais ônibus convencionais do município, além dos ônibus do Sistema Complementar (STEC), com o metrô e também com ônibus metropolitanos. O período para integração segue o mesmo, com intervalo de até 2h. No primeiro mês de operação, 174 mil pessoas usaram o BRT.
A integração do BRT com os demais modais da cidade será feita da mesma forma que já é realizada pelos usuários com os ônibus convencionais, utilizando os cartões Salvador Card, CCR Metrô e o Metropasse.
Os usuários que desejarem poderão adquirir cartões de integração junto às equipes de apoio presentes nas estações, localizadas próximo às catracas. Quem preferir também poderá comprar o cartão unitário do BRT, porém, este não dá direito à integração.
O conjunto de vias do novo modal começa pela via expressa na Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia, e vai até o Parque da Cidade Joventino Silva, no bairro do Itaigara.
O sistema de transporte também possui outros dois trechos: o trecho 2 (Lapa/Cidade Jardim - do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama) e o trecho 3 (Parque da Cidade Pituba - Itaigara - Posto dos Namorados).
A previsão é que a Estação Pituba seja entregue em dezembro, nas imediações do Parque Júlio César, com trajeto ampliado até a orla, na praça Nossa Senhora da Luz. Em dezembro também devem ser entregues novas linhas do modal, ampliando o serviço aos usuários.
A segunda etapa do BRT, entre o Cidade Jardim e a Estação da Lapa, continua em obra, com previsão de entrega no final de 2023.