Notícias
Cidade
Baleia? Ocupantes de barco ficam supresos com criatura marinha em Itaparica

Baleia? Ocupantes de barco ficam supresos com criatura marinha em Itaparica

Apesar dos palpites, animal que se aproximou do grupo é um peixe-boi, espécie única em águas baianas

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Prefeitura de Itaparica

A aparição de um animal marinho surpreendeu um grupo de pessoas a bordo de um barco na Ilha de Itaparica nesta quarta-feira (1º). Um vídeo feito por um dos ocupantes mostra o momento em que o mamífero se aproxima da embarcação. Enquanto uma criança repete que está com medo, outras pessoas especulam sobre a espécie da criatura. Baleia? Lobo-marinho? Leão-marinho? Ninguém acertou o palpite.

Segundo o jornal Correio, o bicho em questão era um peixe-boi, exemplar único em águas baianas, cuja presença é monitorada pelo Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA). A espécie, no entanto, já foi vista anteriormente nos mares de Ilhéus e Morro de São Paulo. 

Com peso entre 300 kg e 400kg, um peixe-boi pode viver até 60 anos. 

Apesar da aproximação com os humanos, duas ações devem ser evitadas para preservá-lo, de acordo com o IMA: o toque e a oferta de alimentos. 

Ao se acostumarem com o toque humano, o peixe-boi se transforma em presa fácil à ação de predadores. Outro risco é o de encalhar na areia à procura de contato.

O peixe-boi é um animal herbívoro, que se alimenta de plantas aquáticas —logo, alimentos de consumo humano podem gerar danos à saúde e ao hábito alimentar do mamífero. 

Avistamento ou outras ações relacionadas ao peixe-boi podem ser informados ao IMA, pelo telefone (71) 99679-2383. 

Assista ao vídeo

Tags

Notícias Relacionadas