Segundo o MEC, primeiro dia do Enem teve abstenção de 27%
Percentual corresponde a 1,3 milhão de candidatos ausentes
Foto: Angelo Miguel / MEC
Dados preliminares divulgados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, indicam uma abstenção de 27% dos candidatos no 1º dia de provas. O índice é ligeiramente superior ao registrado no ano passado, de 26,6%.
Dos 4,8 milhões de estudantes inscritos, aproximadamente 1,3 milhão não compareceram. As provas do Enem foram aplicadas em 1.804 cidades do Brasil. O segundo dia de provas ocorrerá no próximo domingo, 16 de novembro.
No primeiro dia, os candidatos tiveram 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões objetivas, correspondentes à área de Linguagens e Ciências Humanas, além de uma redação em língua portuguesa.
O gabarito oficial do Enem será divulgado na próxima quinta-feira (13). O ministro realçou que haverá a reaplicação do exame para candidatos afetados por problemas logísticos ou por questão de saúde nos dias 16 e 17 de dezembro.
Já os participantes de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, farão a prova em outra data. Devido à COP30, que ocorre na capital do Pará até o dia 21 de novembro, o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro para os candidatos desses municípios.
Os candidatos de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, também poderão fazer o exame em outra data, devido aos danos provocados pelo tornado que destruiu 90% da cidade.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.