Rio São Francisco receberá nova hidrovia para transporte de cargas pelo Nordeste
Mais de cinco milhões de toneladas devem ser transportadas pela nova hidrovia
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O maior rio do Nordeste brasileiro receberá mais uma hidrovia para aumentar e melhorar o transporte de cargas que sairão do Sudeste do país, mais especificamente da cidade de Pirapora, em Minas Gerais, até o Nordeste, pelas cidades de Juazeiro, na Bahia e Petrolina, em Pernambuco. O projeto foi apresentado pelo Governo Federal na última sexta-feira (13) e tem como objetivo utilizar os 1.371km de extensão do Rio São Francisco para realizar o transporte de aproximadamente cinco milhões de toneladas em cargas.
Entre as cargas previstas, estão principalmente insumos agrícolas, calcário, grãos, bebidas e minérios. O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho fez questão de afirmar que a hidrovia será muito estratégica para o desenvolvimento da região. Ele ainda completou afirmando que irá assinar a delegação das obras à Companhia das Docas do Estado da Bahia.
Inicialmente, o projeto foi dividido em três etapas, na primeira, as ações serão concentradas em um trecho de 604km entre Juazeiro-BA e Petrolina-PE, que passará por cidades como Sobradinho-BA e Ibotirama-BA. No fim, as cargas poderão ser escoadas por rodovias até o Porto de Aratu-Candeias, na Baía de Todos os Santos (BA).
Na segunda etapa, o trecho abrangido será entre Ibotirama e as cidades de Bom Jesus da Lapa e Caricá, ambos na Bahia. O trajeto terá aproximadamente 172 km navegáveis e haverá conexão via malha ferroviária chegando por fim aos Portos de Ilhéus (BA) e Aratu-Candeias.
Por fim, na terceira etapa, a hidrovia será aumentada em até 670km, e fará a ligação entre Bom Jesus da Lapa e Cariacá até a cidade de Pirapora.
Já havia sido divulgado pelo Governo Federal que haveriam trabalhos em ações que visavam aumentar e expandir a navegabilidade em hidrovias brasileiras. Além dessa grande obra no Rio São Francisco, outra obra que está no horizonte do governo é a manutenção da hidrovia do Madeira, Parnaíba e Paragual.