Presidente Lula chega a Índia para discutir acordos de cooperação bilateral
O presidente também participará de discussões sobre inteligência artificial e minérios raros.
Foto: Reprodução Ricardo Stuckett
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta quarta-feira (18) em Nova Delhi, na Índia. A visita tem como objetivo o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Índia, a ampliação do comércio entre os dois países, além de negociações de cooperação em áreas estratégicas como inteligência artificial e minerais críticos. Viaja em comitiva junto ao presidente, cerca de dez ministros, além de diversos empresários brasileiros. Em suas redes sociais, o presidente Lula falou sobre a viagem ao continente asiático.
"Na Índia e na Coreia, estarei acompanhado de uma comitiva de empresários brasileiros, com vistas ao aprofundamento das nossas relações comerciais. Em 2025, o comércio bilateral entre Brasil e Índia alcançou mais de U$$ 15 bilhões, e com a Coreia do Sul, chegou a U$$ 10,8 bilhões. Vemos bastante espaço para crescimento do comércio bilateral com os dois países", disse Lula.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ficará como presidente em exercício. "Desejo um bom trabalho ao companheiro Geraldo Alckmin, que assume a presidência até o nosso retorno", comentou o presidente Lula.
Após participar de reuniões na Índia, o presidente segue para a Coreia do Sul onde cumprirá a agenda oficial.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.