Pai de menino que recebeu alta dose de adrenalina revela: "Médica só ficava no celular"
Menino sofreu seis paradas cardíacas após primeira dose de adrenalina
Foto: Reprodução
O pai do menino Benício Xavier, de somente 6 anos, falecido após receber uma alta dose de adrenalina na veia em um hospital particular de Manaus, desabafou, comentando que a médica responsável pela prescrição do medicamento "só ficava no celular" e que não deu atenção ao caso da criança.
Segundo Bruno Freitas, ele flagrou a médica Juliana Brasil Santos usando o aparelho diversas vezes durante o atendimento e deixando a sala enquanto mexia em seu telefone.
Os pais apontam que, em momento nenhum, Juliana demonstrou interesse ou preocupação com uma postura ativa no atendimento. Eles relataram que a médica teria sido negligente tanto na enfermaria quanto na emergência. "Ela não sabia conduzir a situação do meu filho", disse a mãe de Benício, Joyce Xavier.
A criança ficou internada no Hospital Santa Júlia com suspeita de laringite e recebeu a prescrição de três doses de adrenalina intravenosa, algo que os pais imediatamente estranharam, pois ele sempre usou somente medicamento por nebulização. A dose aplicada pela equipe provocou uma reação grave, levando a criança a sofrer seis paradas cardíacas. Ele morreu no domingo (30), por overdose de adrenalina, segundo a Polícia Civil.
O caso é apurado pela Polícia Civil do Amazonas como homicídio doloso qualificado, já que, segundo o delegado Marcelo Martins, há indícios de que a médica agiu com "crueldade", demonstrando "indiferença e desprezo" após ser informada pela equipe sobre a piora do menino.
A defesa da médica nega a questão de negligência e alega que Juliana teria solicitado um antídoto para reverter o quadro, o que foi contestado por outro profissional ouvido no inquérito, que afirmou não existir antídoto para o tipo de reação que Benício apresentou. A médica apontou que o erro foi uma falha no sistema interno do hospital.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.