Morre Wanda dos Santos, recordista de medalhas do atletismo brasileiro
Atleta morreu aos 93 anos
Foto: Site/CBAt
A lenda do atletismo e uma das maiores atletas da história do Brasil, Wanda dos Santos, faleceu aos 93 anos, na segunda-feira (30), em São Paulo. Ela se tornou recordista de medalhas no atletismo brasileiro, conquistando quatro medalhas em Jogos pan-americanos, além de representar o País em duas edições dos Jogos Olímpicos.
O velório está marcado para esta terça-feira, das 10h às 14h, no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, onde também será realizada a cerimônia de cremação, na capital paulista.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) homenageou Wanda e lamentou sua morte: "Neste momento de profunda tristeza, o Comitê Olímpico do Brasil expressa suas sinceras condolências aos familiares, amigos e admiradores de Wanda dos Santos. Sua memória permanecerá viva na história olímpica brasileira, inspirando futuras gerações de atletas."
Wanda iniciou sua trajetória no atletismo no Palmeiras, mas logo se transferiu para o São Paulo. Ao nível nacional, se tornou uma lenda por conta do recorde de medalhas, 48, no Troféu Brasil, a competição mais importante do atletismo brasileiro.
Entre os anos de 1946 e 1966, Wanda conquistou e brilhou em diferentes provas. Foram 12 títulos no salto em distância, 27 conquistas na prova de 80m com barreiras, dua no salto em altura e sete no revezamento 4x100m. Seu "carro-chefe" era os 80m com barreiras, atualmente 100m com barreiras.
Além das competições nacionais, Wanda esteve presente na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos, em 1951, em Buenos Aires. Lá na Argentina, ela conquistou uma medalha de bronze no salto a distância. Também disputou mais três edições e com medalhas: bronze nos Jogos do México-1955, prata em Chicago-1959 e bronze em São Paulo-1963, todas nos 80m com barreiras.
Foi ainda sete vezes campeã sul-americana, duas vezes Ibero-Americana e disputou os Jogos Olímpicos de Helsinque-1952 e Roma-1960. Wanda assistiu no estádio à conquista do primeiro ouro de Adhemar no salto triplo.
Por suas grandes performasses tanto ao nível nacional quanto internacional, Wanda dos Santos foi considerada uma pioneira do esporte brasileiro para as mulheres, abrindo espaço para o esporte feminino.