Notícias
Brasil
Ministro do Trabalho critica escala 6x1 e defende discussão sobre redução da jornada

Ministro do Trabalho critica escala 6x1 e defende discussão sobre redução da jornada

Luiz Marinho afirma que o modelo atual é prejudicial aos trabalhadores

| Autor: Redação / Varela Net

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, classificou neste sábado (10), em São Paulo, a escala de trabalho 6x1 como “cruel”, especialmente para as mulheres. No entanto, ele ponderou que o fim imediato desse regime não é viável no momento.

Durante participação na Feira Nacional da Reforma Agrária, organizada pelo MST no Parque da Água Branca, Marinho afirmou que o governo apoia a redução da jornada de trabalho, desde que haja um debate equilibrado e responsável sobre o tema. Segundo ele, a transição precisa ser feita de forma cuidadosa para não gerar impactos bruscos para o setor empresarial.

“Vejo total possibilidade de aprovarmos a redução da jornada para 40 horas semanais, sem corte de salário, desde que o Congresso conduza isso com serenidade. A mudança no regime 6x1 também deve ser debatida com maturidade”, declarou.

Apesar de reconhecer os prejuízos do modelo atual, o ministro reforçou que não vê condições práticas para o encerramento imediato do 6x1.

“Seria uma evolução necessária, porque o 6x1 é realmente uma jornada desumana, principalmente para as mulheres”, concluiu.
 

Tags

Notícias Relacionadas