Médico responsável por cirurgia plástica em paciente foi expulso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Empresária morreu durante procedimento nos glúteos
Foto: Reprodução / Instagram
O médico Edgar Alberto Lopez Campos, responsável pelos procedimentos estéticos da empresária que morreu na sala de cirurgia, foi expulso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em 2021 por infrações ao regimento interno da entidade. Ele tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. As informações são do G1 São Paulo.
Conforme a SBCP, o médico foi expulso após uma sindicância interna. A expulsão foi aprovada por unanimidade em reunião do conselho deliberativo em maio de 2021. Em comunicado oficial, a instituição informou que “eventos adversos relacionados a procedimentos cirúrgicos são amplamente estudados e seguem normas estabelecidas pelos protocolos de segurança do paciente da Anvisa, os quais esta Sociedade promove e divulga regularmente a todos os seus associados.”
A empresária Natália Cavanellas Thomazella, de 40 anos, morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória durante uma realização de uma cirurgia plástica. O incidente ocorreu no Hospital San Gennaro, na Mooca, zona leste de São Paulo, e foi divulgado pela TV Globo.
Natália foi internada para realizar uma lipoaspiração, ajustar próteses mamárias implantadas há dois anos e para um procedimento nos glúteos. A ocorrência foi registrada pela irmã da paciente. Segundo o registro policial, a empresária sofreu uma parada cardiorrespiratória. A equipe médica tentou ressuscitá-la, mas a morte foi confirmada ainda na sala de cirurgia.
Segundo o registro policial, a empresária não tinha doenças preexistentes e fez todos os exames necessários antes de entrar na sala de cirurgia. Natália passou mal durante o último procedimento, nos glúteos.
A morte foi registrada como “suspeita”. A polícia aguarda o laudo do IML para determinar a causa da morte. A suspeita inicial é de que Natália tenha sofrido uma embolia gordurosa, que ocorre quando gotas de gordura passam para a corrente sanguínea e provocam a obstrução do fluxo sanguíneo.