Notícias
Brasil
Médico desabafa sobre a má formação recente na educação médica: 'encarece o sistema'

Médico desabafa sobre a má formação recente na educação médica: 'encarece o sistema'

Retrato das má-formações podem levar a profissionais ruins e desqualificados

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Reprodução Redes Sociais

De acordo com balanço do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), mais de 100 cursos de Medicina do país foram mal avaliados. Divulgado na última segunda-feira (19), o número assustou o Ministério da Educação (MEC) que deve penalizar 99 dos 107 cursos avaliados. 

Em meio a este cenário, o Doutor Raymundo Paraná, considerado uma das maiores figuras brasileiras na área de hepatologia, compartilhou um vídeo em suas redes sociais desabafando sobre a falta de qualidade recente no ensino e formação de novos médicos. 

"Houve uma queda brutal na formação de médicos no Brasil. Obviamente que nós não conseguiríamos prover tantas escolas de bons professores, bons preceptores, bons campos de prática, bons laboratórios em um curto período de tempo", disse.

Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Raymundo reforçou sua preocupação com a má formação dos médicos, exemplificando o sistema como um dos principais prejudicados.

"Quando o médico é mal formado, ele é muito ruim pro sistema, porque ele é caro para o sistema. Diagnóstico errado, ruim para o paciente, mas ele põe em risco o sistema, ele encarece sistema com número excessivo de exames desnecessários e demora do diagnóstico", desabafou.

Aplicada anualmente pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais (INEP), o Enamed é específicas para cursos de Medicina. Divido em dois conceitos, 1 e 2, os exames estão sujeitos a penalidades. Cursos com conceitos 2 terão redução de vagas, enquanto o conceito 1 terão suspensão total do ingresso de novos estudantes.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas