MEC vai avaliar qualidade de cursos de medicina anualmente
Primeira etapa da prova deve acontecer em outubro
Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (23), o Ministério da Educação (MEC) lançou o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A proposta da pasta é estabelecer um instrumento unificado de avaliação da formação médica no Brasil. Segundo o MEC, os resultados poderão ser utilizados inclusive para acesso a programas de residência médica.
A prova será realizada anualmente e já conta com uma primeira etapa prevista para outubro deste ano, que será conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC.
Ainda de acordo com a pasta, o exame vai unificar as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância de se ter uma avaliação capaz de aferir o progresso do estudante, que aconteça ao longo da formação e não apenas ao final do curso. “Permite que a gente possa avaliar o progresso desse estudante e trazer à luz a instituição formadora”. “Ainda mais no caso do nosso país, e em outros países do mundo, onde a formação médica, boa parte, é paga, tem mensalidades. Tem que ter um olhar sobre essa instituição formadora. Ou ela vai continuar faturando com as suas mensalidades enquanto oferece baixa qualidade na formação”, disse o ministro.