Notícias
Brasil
MEC anula três questões do ENEM 2025 e aciona Polícia Federal por suposto vazamento

MEC anula três questões do ENEM 2025 e aciona Polícia Federal por suposto vazamento

Transmissão ao vivo feita por um estudante dias antes levantou suspeitas

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Angelo Miguel / MEC

Nesta terça-feira (18), o Ministério da Educação (MEC) acionou a Polícia Federal e anulou três questões do Enem 2025. A denúncia tem como base uma transmissão ao vivo, feita por um universitário, que teria revelado itens semelhantes ao aplicados na prova do último domingo (16).

Indícios revelam que perguntas dos pré-testes do Inep foram usadas em curso preparatório on-line. Em nota, o MEC diz não existir questões 100% iguais, mas ocorrem muitas semelhanças. Além disso, foi explicado que o acionamento da Polícia Federal é para garantir a responsabilização dos envolvidos.

“Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens”, diz a nota do Ministério da Educação. “A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida”, informa ainda a pasta.

Segundo o Inep, os protocolos de segurança foram seguidos, portanto o episódio será investigado como possível quebra de confidencialidade. Além disso, o instituto reforçou que a Teoria de Resposta ao Item (TRI) exige pré-testes sigilisos, realizados com estudantes selecionados.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas