Notícias
Brasil
Lula grava pronunciamento oficial sobre tarifaço de Trump no Brasil

Lula grava pronunciamento oficial sobre tarifaço de Trump no Brasil

Conteúdo deve ir ao ar em rede nacional na quinta-feira (17)

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou na quarta-feira (16) um pronunciamento oficial em resposta às declarações feitas por Donald Trump e o tarifaço imposto nos produtos brasileiros de 50%, pelo mesmo. A mensagem deve ser veiculada em cadeia nacional de rádio e televisão nos próximos dias. 

Segundo informações do InfoMoney, a possibilidade de o presidente realizar uma declaração oficial já vinha sendo debatida por integrantes do governo desde a semana passada, quando a medida americana foi anunciada. Porém, a ideia só ganhou realmente força após o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, em inglês) ter aberto, na terça-feira (15), uma investigação sobre as práticas comerciais do Brasil, a pedido de Trump. 

O principal ponto da medida é averiguar se essas práticas restringem, de forma injusta, as exportações americanas do país. Por conta disso, o governo optou por se pronunciar oficialmente sobre toda a questão com os EUA em rede nacional. Segundo informações divulgadas, o plano da Secretaria de Comunicação Social (Secom) é que o conteúdo seja veiculado nesta quinta-feira (17). 

Mesmo com as escolhas e gravações do vídeo, o tom em Brasília ainda é de conciliação. Na quarta-feira (16), o vice-presidente, Geraldo Alckmin, afirmou ser urgente o início de uma negociação entre Brasil e Estados Unidos sobre a tarifa. 

Em entrevista coletiva após reunião sobre o tema com entidades representativas, Alckmin disse que o governo brasileiro ainda aguarda resposta das autoridades norte-americanas e ponderou não ver problema se houver necessidade de prorrogar o prazo para as tratativas.“Nós queremos negociação, é urgente, o bom é que se resolva nos próximos dias. Se houver necessidade, nessa negociação, de prorrogar, eu não vejo problema”, afirmou.

Tags

Notícias Relacionadas