Lula diz que criará comitê com empresários após decisão de Trump: 'Pretendo reunir todos os empresários'
Presidente voltou a repetir que o País usará a lei da reciprocidade
Foto: Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira (10), que irá convocar uma reunião com empresários que exportam para os Estados Unidos para ouvi-los sobre a recente decisão do presidente norte-americano Donald Trump de taxar os produtos brasileiros em 50% a partir de 1º agosto. Sobre isso, Lula disse que pretende reuni-los para conversar e ver qual a situação deles.
“Primeiro, eu pretendo reunir todos os empresários que têm exportação para os Estados Unidos, sobretudo aqueles que têm maior volume de exportação: suco de laranja, aço, a Embraer, que exporta muito para os Estados Unidos. Pretendo reuni-los para conversar e para ver qual é a situação deles. Nós vamos tentar fazer todo o processo de negociação que for possível fazer. Nós vamos criar uma comissão de negociação juntando empresários e governo”, iniciou o presidente.
Em seguida, ele defendeu que “essa é a hora” de mostrar ao mundo que o Brasil quer ser respeitado e não aceita “desaforamento”. “Se existe algum empresário que acha que o governo brasileiro tem que ceder e fazer tudo que o presidente do outro país quer, sinceramente, esse cidadão não tem nenhum orgulho de ser brasileiro. Essa é a hora da gente mostrar que o Brasil quer ser respeitado no mundo. Que o Brasil é um país que não tem contencioso com nenhum país do mundo”, finalizou Lula.