Notícias
Brasil
Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Pontífice faleceu na madrugada desta segunda-feira (21)

| Autor: Redação / Varela Net

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do papa Francisco.

Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos às 2h35, no horário de Brasília. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. Francisco foi o papa número 266. Ele assumiu o papado em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI.

"A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos", escreveu Lula em uma nota oficial.

Lula destacou os feitos pelo papa durante sua vida e exaltou a empatia do pontífice. "Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito."

Tags

Notícias Relacionadas