Notícias
Brasil
Haddad se encontra com secretário do Tesouro dos EUA em meio a tensões tarifárias

Haddad se encontra com secretário do Tesouro dos EUA em meio a tensões tarifárias

Reunião com Scott Bessent, em Los Angeles, marcou o primeiro encontro presencial entre os representantes dos dois países desde o início do novo governo Trump

| Autor: Redação Varela Net

Foto: Divulgação / Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se neste domingo (4) com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, em Los Angeles. O encontro ocorreu em meio ao acirramento da política tarifária adotada pela gestão de Donald Trump, que impôs novos encargos sobre produtos brasileiros.

Esta foi a primeira reunião presencial entre os dois representantes desde que Trump reassumiu a presidência em 20 de janeiro. A conversa não constava na agenda oficial de Haddad, que está nos Estados Unidos em busca de parcerias e investimentos em centros de dados (data centers) para o Brasil. A passagem pela Califórnia é uma etapa de sua viagem antes de seguir para o México, na terça-feira (6).

Segundo a Agência Brasil, a possibilidade de um encontro com Bessent havia sido antecipada por Haddad ainda na quarta-feira (30), embora, à época, o ministro tenha dito que o diálogo provavelmente aconteceria de forma virtual, após seu retorno ao Brasil. “Recebi um retorno de que ele [Scott Bessent] tem interesse em iniciar o diálogo com o Brasil”, afirmou Haddad, na ocasião.

Na mesma data, o ministro comentou sobre as recentes tarifas impostas pelos EUA: uma sobretaxa de 10% sobre diversos produtos brasileiros, além de encargos de 25% sobre aço e alumínio, válidos desde março. Apesar da preocupação com o tema, Haddad reforçou que as tratativas comerciais estão sob responsabilidade do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Podemos até falar, mas aí quem conduz a negociação de tarifa nesse momento é o vice-presidente [Geraldo Alckmin]. A parte comercial está sendo conduzida pelo Mdic [Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio]. Mas temos muitos assuntos a tratar com o secretário do Tesouro, da agenda da Fazenda”, declarou o ministro.

A reunião em Los Angeles reforça o esforço do governo brasileiro em manter canais de diálogo abertos com a administração americana, especialmente diante do impacto que a política protecionista pode causar na economia nacional.

Tags

Notícias Relacionadas