Notícias
Brasil
Governo de SP confirma terceira morte por intoxicação por Metanol

Governo de SP confirma terceira morte por intoxicação por Metanol

Informação foi dada pelo governo do estado, as vítimas são homens de 58, 54 e 45

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Adobe Stock

Na segunda-feira (29), o governo de São Paulo anunciou a terceira morte confirmada por consumo de bebidas alcoólicas "batizadas" com o metanol na região da Grande São Paulo. Outro óbito ainda vem sendo investigado, já que não se sabe a causa da contaminação da substância. 

Segundo o comunicado, desde junho deste ano, foram confirmados seis casos de intoxicação por metanol com suspeita de intoxicação por consumo de bebidas alcoólicas falsificadas. 

Atualmente, dez casos estão sob investigação, dos quais três resultaram em óbitos confirmados - um homem de 58 anos em São Bernado do Campo, um homem de 54 anos na capital e o terceiro de 45 anos em investigação do local e residência. Há outro em investigação, um homem com histórico de etilismo crônico, pois não se sabe como ocorreu a intoxicação. 

Na sexta-feira (26), o Ministério da Justiça e de Segurança Pública divulgou que a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos recebeu, por meio do Sistema de Alerta Rápido, "notificação que reporta nove casos de intoxicação por metanol no estado de São Paulo, num período de 25 dias, todos a partir da ingestão de bebida alcoólica adulterada".

Devido a isso, o ministério apontou que os casos são "considerados fora do padrão para o curto período de tempo e também por desviar dos casos até hoje notificados de intoxicação por metanol". 

No final, o que é o metanol? 

O metanol (CH³OH) é uma substância extremamente inflamável, tóxica e de difícil identificação. O produto é um tipo de álcool simples, incolor e inflamável, com cheiro semelhante ao etanol, álcool da bebida comum. 

Os sintomas aparecem, em média, de 12 a 14 horas após a ingestão da bebida. As consequências variam entre dores de cabeça, náuseas e vômitos, dores abdominais, confusão mental, visão turva repentina ou cegueira temporária / permanente. 

Tags

Notícias Relacionadas