Deputado usa imagem falsa de Caetano Veloso e é ameaçado de processo
Arte original de chargista baiano é alterada e compartilhada sem crédito nas redes sociais
Foto: Divulgação / Rede Social
O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL), líder do partido na Câmara, compartilhou nas redes sociais uma ilustração do cantor baiano Caetano Veloso, criticando os movimentos que ocorreram no último domingo (21) em todo o país. Na imagem, o artista aparece com metade do rosto representando a época da ditadura militar, com cabelos longos, e a outra metade nos dias atuais, acompanhada de um cartaz digitalmente alterado.
"Uma imagem vale mais do que mil palavras! Esse é o comunista hipócrita, que gosta de ganhar milhões", escreveu o deputado federal.
O advogado Lucas Mourão, defensor do chargista Nando Motta, autor da obra original, rebateu o post. Nas redes sociais, afirmou que o deputado se apropriou da charge, alterou seu conteúdo e a publicou sem dar qualquer crédito ao autor.
"Tal conduta viola a liberdade artística e, principalmente, a Lei de Direitos Autorais. Como advogado do chargista violado, vou notificar o deputado o quanto antes para que deixe de praticar o respectivo ato ilícito", declarou.
A arte original, criada em 2022 pelo desenhista Nando Motta, foi publicada no livro Desenhos do Nando. Na imagem, o cantor aparece com um cartaz onde se lê “É preciso estar atento e forte”, referência à canção Divino Maravilhoso, escrita por Caetano Veloso e Gilberto Gil e imortalizada na voz de Gal Costa em 1969, durante a ditadura militar no Brasil.