Confira como é a cela na Papudinha onde Bolsonaro está detido
Decisão de mudança foi determinada nesta quinta-feira (15) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido para uma cela de aproximadamente 54 metros quadrados na carceragem do 19.º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), conhecida como Papudinha. A decisão de mudança foi determinada nesta quinta-feira (15) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou a saída de Bolsonaro da sala de Estado Maior da Superintendência da Polícia Federal para a unidade prisional.
Segundo Moraes, o ex-presidente “passa a ficar preso em uma Sala de Estado Maior com condições ainda mais favoráveis, igualmente exclusiva e com total isolamento em relação aos demais presos do complexo, no 19º Batalhão da Polícia Militar - PMDF, localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília/DF, que permitirá o aumento do tempo de visitas aos familiares, a realização livre de ‘banho de sol’ e de exercícios a qualquer horário do dia, inclusive com a instalação de aparelhos para fisioterapia, tais como esteira e bicicleta”, atendendo recomendação médica.
O ministro detalhou ainda a estrutura da Papudinha:
Metragem e infraestrutura: a unidade possui uma área total de 64,83 m², sendo 54,76 m² cobertos e 10,07 m² externos. O espaço conta com banheiro, cozinha, lavanderia, quarto, sala e área externa.
Acomodações: os presos têm acesso a cozinha com possibilidade de preparo e armazenamento de alimentos, banheiro com chuveiro de água quente, geladeira, armários, cama de casal e TV.
Refeições: são fornecidas cinco refeições diárias — café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia.
Banho de sol e exercícios físicos: Bolsonaro poderá realizar o banho de sol em um espaço externo, com total privacidade e horário livre. O local ainda permite a instalação de equipamentos de ginástica, como esteira e bicicleta.
Visitas e atendimento de advogados e médicos: o espaço para visitas é amplo e pode ser utilizado tanto na área coberta quanto na externa, com cadeiras e mesa disponíveis. O ex-presidente poderá receber visitantes em até três horários diferentes, nas quartas e quintas-feiras: das 8h às 10h, das 11h às 13h ou das 14h às 16h, com possibilidade de visitas simultâneas.
Atendimento médico: há um posto de saúde no local com equipe formada por dois médicos clínicos, três enfermeiros, dois dentistas, um assistente social, dois psicólogos, um fisioterapeuta, três técnicos de enfermagem, um psiquiatra e um farmacêutico, que atendem exclusivamente os presos da unidade.
Embora eletrodomésticos sejam proibidos nas celas da Papuda, há exceções: os presos podem ter televisão, desde que seja doada pelas famílias. Na Papudinha, a PMDF também permite a presença de um frigobar. Além da área de descanso e do banheiro com água quente, o alojamento de Bolsonaro conta com lavanderia, pequeno depósito e copa.
Durante o banho de sol, o ex-presidente terá aproximadamente 12 metros quadrados de espaço para circulação.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.