Com estratégia dinâmica, Lula dobra engajamento nas redes sociais
Vídeos descontraídos e dinâmicos acumulam mais de 8 milhões de visualizações, destacando programas sociais e conectando o presidente ao público jovem
Foto: Rede Social
A Secretaria de Comunicação (Secom), sob liderança do baiano Sidônio, implementou uma nova estratégia para os conteúdos digitais do presidente Lula (PT), resultando na duplicação do número de visualizações nas redes sociais. Os materiais, que somam mais de 8 milhões de visualizações, seguem um formato dinâmico e moderno, com vídeos curtos, efeitos sonoros criativos e uma linguagem descontraída.
A inspiração vem do estilo já utilizado pelo prefeito de Recife, João Campos (PSB), conhecido por conectar-se ao público jovem com conteúdos envolventes. No caso de Lula, os vídeos reforçam a presença digital do presidente e destacam suas principais ações e programas sociais.
O primeiro vídeo da nova estratégia trouxe Lula agradecendo aos beneficiários de programas como Bolsa Família, Prouni e Fies. A gravação inclui depoimentos intercalados e emojis de coração que simulam reações do público, remetendo ao formato de lives do Instagram.
Já o segundo vídeo, que acumula 2,6 milhões de visualizações, aposta em um tom leve e divertido. Nele, o presidente aparece aproximando a câmera, fazendo o gesto de dois com os dedos ao dizer "duplicou", acompanhado de efeitos sonoros nostálgicos, como os de videogames clássicos, incluindo Super Mario Bros.
A estratégia de comunicação, que alia modernidade e conexão emocional, não apenas aproxima Lula do público jovem, mas também reflete uma mudança significativa na forma como a política dialoga com a sociedade digital.