Caetano Veloso homenageia Angela Ro Ro e recorda parceria musical: "Compus uma música para ela"
Participação de Angela Ro Ro no icônico álbum Transa (1972), um dos marcos da discografia de Caetano Veloso
Foto: Juliana Reis / Divulgação Uns Produções
O cantor e compositor Caetano Veloso prestou uma homenagem emocionada à cantora Angela Ro Ro, que faleceu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela estava internada no Hospital Silvestre, localizado na zona sul do Rio de Janeiro, e vinha enfrentando complicações de saúde após uma traqueostomia feita em decorrência de uma infecção pulmonar.
"É com muito carinho e tristeza que eu falo de Angela Ro Ro, que morreu hoje e deixou uma saudade enorme. Faz pouco tempo, não muito tempo, quando a gente refez o show de 'Transa', ela foi a convidada especial porque ela participou da gravação quando eu estava exilado em Londres."
A participação de Angela Ro Ro no icônico álbum Transa (1972), um dos marcos da discografia de Caetano Veloso, antecedeu até mesmo o lançamento de seu álbum de estreia, que só viria ao público em 1979. Apesar de não constar nos créditos oficiais do disco, a própria artista já havia comentado, em entrevistas ao longo da carreira, sobre sua colaboração nesse projeto.
Angela contribuiu com vocais na faixa “Nostalgia”, que encerra o álbum. A música foi incluída no repertório por sugestão do cineasta baiano Glauber Rocha, com quem Angela teve contato durante o Carnaval de 1970.
A relação artística entre os dois artistas não se limitou àquela ocasião. Caetano recorda também de outro momento marcante de parceria: “Eu compus uma música para ela a pedido dela”, disse, referindo-se à faixa “Escândalo”, que integrou o álbum homônimo de Angela Ro Ro lançado em 1981.
Com uma voz marcante e um estilo musical que mesclava blues, samba-canção, bolero e rock, Angela Ro Ro se destacou na música popular brasileira pela autenticidade e profundidade de suas interpretações.
“Ao longo da carreira dela, ela lançou canções inesquecíveis, profundas e únicas. Um beijo de saudade”, lamentou Caetano.
Internada desde junho, a cantora enfrentava uma série de complicações de saúde. Nos últimos dias, sofreu uma nova infecção e, infelizmente, não resistiu. De acordo com a certidão de óbito, a causa da morte foi infecção generalizada e pneumonia bacteriana.