Brasileiros criticam Trump nas redes após anúncio de tarifaço de 50% sobre o Brasil
Publicações com frases como “O Brasil é soberano” e “Deixe o Brasil em paz” tomaram conta das redes
Foto: Divulgação
Após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos exportados do Brasil, uma enxurrada de críticas tomou conta do perfil oficial do mandatário norte-americano nas redes sociais.
Centenas de brasileiros invadiram as postagens de Trump com frases em defesa do país e em repúdio à medida. Comentários como “Deixe o Brasil em paz”, “O Brasil é soberano” e até trechos do Hino Nacional foram publicados por usuários revoltados com a decisão.
“O Brasil é soberano, você não tem direito sobre o Brasil”, afirmou uma internauta. “O Brasil não é seu quintal. Só pra você lembrar do nosso hino: ‘Conseguimos conquistar com braço forte’, ‘desafia o nosso peito a própria morte’”, escreveu outro.
Diante da repercussão negativa e da avalanche de mensagens, Trump optou por restringir os comentários em suas postagens.
A medida tarifária foi comunicada por meio de uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última quarta-feira (9). No texto, Trump anunciou que a nova tarifa entrará em vigor a partir de 1º de agosto de 2025 e valerá para todas as exportações brasileiras, independentemente do setor.
Segundo ele, o objetivo é aplicar a taxa inclusive sobre mercadorias transbordadas em outros países para evitar a cobrança. “Essas também estarão sujeitas à tarifa mais alta”, reforçou o presidente americano.
A decisão causou forte repercussão política e econômica e acentuou tensões diplomáticas entre os dois países.