Notícias
Brasil
Brasil registra aumento no número de pedidos de demissão em 2024

Brasil registra aumento no número de pedidos de demissão em 2024

Pedidos de demissão atingiram a marca de 4,2 milhões apenas no primeiro semestre

| Autor: João Victor Soares

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No ano de 2023, mais de 7 milhões de trabalhadores pediram demissão de seus empregos. O número representa um aumento de 7% em comparação ao registrado no mesmo período de 2022. Em 2024, esse número aumentou, e em apenas 6 meses, mais de 4 milhões de pedidos de desligamentos já foram registrados, representando uma alta de 14%.

Segundo estudos realizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com a manutenção desse ritmo, o ano deve terminar com novo recorde.

Especialistas explicam que uma das principais causas dos pedidos de desligamento é a busca por um salário mais alto. Outros motivos são a busca por reconhecimento, menos estresse, um chefe melhor de se relacionar, e a busca por u ma empresa com valores alinhados ao trabalhador.

O estudo realizado pelo MTE buscava principalmente coletar informações sobre as motivações dos pedidos de desligamento, visando caracterizar a situação entre 3,77 milhões de trabalhadores que pediram demissão de novembro de 2023 a abril de 2024. 

Mais de 70 mil trabalhadores responderam ao questionário enviado pelo Ministério. Dos entrevistados, apenas 53,7 mil admitiram que solicitaram o desligamento da empresa. Desse número, 58% afirmaram que conseguiram um salário maior após a demissão. No mês de abril, 62 % dos trabalhadores que pediram demissão foram recontratados ganhando um salário maior.

Ainda de acordo com o levantamento, entre as mulheres que pediram demissão, 29% citaram o adoecimento mental provocado pelo estresse do trabalho, percentual acima dos citados pelos homens, que chegou a 18%.
 

Tags

Notícias Relacionadas