Bolsonaro é o único que pode derrotar a esquerda em 2026, afirma Zema
Governador de Minas Gerais defende ex-presidente e espera reversão da inelegibilidade
Foto: Divulgação
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro é o único nome da direita capaz de derrotar candidatos da esquerda nas eleições gerais de 2026.
Mesmo inelegível, Bolsonaro continua sendo, na visão de Zema, a principal força da direita para o próximo pleito. Em entrevista, o governador disse esperar que o ex-presidente consiga reverter a decisão que o tornou inelegível por oito anos, em 2023, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
“Eu espero que ele vença essa batalha. Não há, segundo as próprias pesquisas, nenhum nome que supere o dele com chances de ganhar da esquerda”, afirmou.
Bolsonaro, por sua vez, declarou que acredita no Congresso Nacional como caminho mais viável para tentar reverter sua inelegibilidade. “A Câmara e o Senado são o caminho para quase tudo”, disse o ex-presidente. No entanto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que essa reversão é “muito difícil”.
Caso a inelegibilidade de Bolsonaro seja mantida, Zema avalia que será desafiador encontrar um nome de consenso na direita. “Me parece que não é algo fácil devido a questões partidárias, de ego, mas que se tente pelo menos, que se trabalhe e que ele [Bolsonaro] também venha a apoiar”, concluiu.