Notícias
Brasil
Artistas, celebridades e instituições prestam homenagens a Arlindo Cruz, o "Sambista Perfeito"

Artistas, celebridades e instituições prestam homenagens a Arlindo Cruz, o "Sambista Perfeito"

O cantor faleceu na manhã desta sexta-feira (8), aos 66 anos

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Carol Caminha/Globo

Diversas personalidades brasileiras já prestaram homenagens ao cantor e compositor Arlindo Cruz, um dos maiores sambistas da história do Brasil, que faleceu nesta sexta-feira (8). O cantor estava internado no hospital Barra D'Or, na Zona Oeste do Rio, para tratar um quadro de pneumonia, além de já ter uma saúde extremamente debilitada desde 2017, quando ele sofreu um AVC.

O cantor Martinho da Vila, em entrevista ao Estúdio I, deu declarações em memória de Arlindo Cruz e destacou a amizade com o sambista:

"Ele era uma figura leve, bom companheiro, solidário. Era tudo de bom. Perco um grande amigo, grande parceiro. Mas não fico muito triste porque ele descansou. E também é um descanso para os familiares. Não fico muito triste porque ele não tinha condições de voltar. Se ele saísse do coma, já não ia conseguir tocar. Então, no duro, foi um descanso pra todos nós.

O legado é um exemplo para os novos compositores se esmerarem pra criar as músicas com rimas ricas, melodias rebuscadas. E isso é uma coisa importante. Creio que muitos jovens se espelham no Arlindo."

Dudu Nobre, também em entrevista ao Estúdio I, contou que Arlindo Cruz foi um dos seus mentores na música:

"Tive privilégio de poder conviver com Arlindo desde muito jovem. Ele me ensinou a trocar cordas no cavaquinho, afinar. Sempre aconselhou muita gente. Teve reconhecimento de toda música brasileira. Dia muito triste para todos nós. Foi uma luta muito dura. Ele mostrou até o final que é uma fortaleza. Hoje nosso guerreiro descansou."

Além deles, Marcelo Adnet, Tiago Iorc, Sergio Guizé e Eri Johnson foram alguns que também homenagearam o cantor em suas redes sociais.

Em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também deixou uma mensagem para homenagear o cantor:

O perfil oficial do Flamengo, time que Arlindo Cruz torcia, também homenageou o artista.

"O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento do ilustre rubro-negro e Sambista Perfeito, Arlindo Cruz, nesta sexta-feira (08), aos 66 anos. Ícone do samba, multi-instrumentista, compositor genial e voz marcante da cultura brasileira, Arlindo sempre levou o nome do Flamengo com orgulho, embalando gerações com seu talento e sua paixão pelo Mais Querido. Nossos sentimentos aos familiares, amigos, fãs e a toda a nação do samba. Seu legado permanecerá vivo nas arquibancadas, nas rodas de samba e no coração da Nação Rubro-Negra."

O Império Serrano, escola de samba que o artista torcia e fez parte entre os anos 90 e os anos 2000, também escreveu uma homenagem ao cantor:

"O Império Serrano lamenta, com imenso pesar e profunda dor, o falecimento de Arlindo Cruz, aos 66 anos, um dos maiores nomes da história do samba e filho ilustre da nossa coroa imperial.

Arlindo Cruz é parte da alma do Império Serrano. Compositor genial, cantor de voz marcante e sambista de coração inteiro, ele escreveu páginas inesquecíveis da nossa história. Ao lado de grandes parceiros, Arlindo assinou obras-primas que ecoam nos corações imperianos até hoje, como o inesquecível “O Império do Divino”, de 2006. Ao todo, foram 12 sambas vitoriosos, com inúmeros prêmios.

Em 2023, tivemos a honra e a responsabilidade de homenagear Arlindo com o enredo “Lugares de Arlindo”, que celebrou sua trajetória, sua poesia e sua vida. Aquele desfile, carregado de emoção e respeito, foi um ato de amor e gratidão a esse artista que sempre nos representou com dignidade, talento e verdade. Na Sapucaí, fizemos do samba um abraço coletivo a Arlindo e à sua família, enchendo cada imperiano de orgulho por ver sua história brilhando como merece.

Neste momento de luto, nos solidarizamos com a esposa Babi, com seus filhos, familiares, amigos e toda a legião de fãs que hoje choram esta perda irreparável. Arlindo Cruz não é apenas um nome, mas um grande legado. Seu canto viverá para sempre em cada um de nós."

Tags

Notícias Relacionadas