Após dizer ser "a favor da violência contra mulher", vereadora do AM pede desculpas: "Fui extremamente infeliz"
Fala, que aconteceu na segunda-feira (29) no plenário Wilson Maués, gerou grande repercussão nas redes sociais
Foto: Reprodução
A vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos-AM), mais conhecida como Betinha, publicou um vídeo nesta terça-feira (30) pedindo desculpas por uma declaração feita durante sessão na Câmara Municipal de Borba, interior do Amazonas, em que afirmou ser "a favor da violência contra mulher".
A fala, que aconteceu na segunda-feira (29) no plenário Wilson Maués, gerou grande repercussão nas redes sociais. Na ocasião, Betinha disse. "tem mulher que merece apanhar", além de relatar casos em que, segundo ela, mulheres teriam se ferido propositalmente para acusar homens de agressão.
Em resposta, tanto a Câmara Municipal quanto a Prefeitura de Borba se pronunciaram oficialmente, classificando as declarações como inaceitáveis e ressaltando que tais discursos reforçam estereótipos discriminatórios.
A Polícia Civil também se manifestou e informou que está investigando o caso. A vereadora poderá ser responsabilizada por possível conduta criminosa.
Este não é o primeiro episódio polêmico envolvendo Betinha. Em 2012, durante uma sessão transmitida pela TV Câmara, ela se envolveu em uma briga no plenário com a então vereadora Yolanda Andrade (PCdoB). Na ocasião, ambas trocaram socos, e o conflito ainda contou com a participação do filho e do sobrinho de Yolanda, que também agrediram Betinha.
No vídeo de retratação publicado em suas redes sociais, Betinha afirmou reconhecer o erro na forma como se expressou. "Utilizei uma expressão totalmente inadequada e infeliz", disse ela.
A vereadora negou qualquer intenção de justificar ou naturalizar a violência contra mulheres e expressou arrependimento. "De forma alguma foi minha intenção justificar ou naturalizar qualquer forma de violência. Fui extremamente infeliz da maneira como me expressei e lamento profundamente que minhas palavras possam ter causado ofensas, especialmente a você mulher".
Ela ainda afirmou que o episódio servirá como momento de reflexão pessoal e política, comprometendo-se a se posicionar com mais responsabilidade no futuro. "Este episódio servirá para minha reflexão pessoal e política. Comprometo-me a agir com mais responsabilidade e respeito em minhas manifestações futuras. Peço mais uma vez perdão a todas as mulheres que se sentiram ofendidas", concluiu.