Apesar das tensões com os EUA, Lula afirma que convidará Donald Trump para participar do COP30
Declaração acontece em meio ao anúncio de uma tarifa de 50% aplicada sobre importações brasileiras
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Nesta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que convidará Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, para participar da Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, a COP30, que vai acontecer em novembro, na Amazônia. A declaração foi feita durante a 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão.
“Eu vou ligar para o Trump para convidar ele para a COP para saber o que ele pensa sobre a questão climática. Vou ter a gentileza de ligar. Se ele [Trump] não vier é porque ele não quer, mas não vai ser por falta de delicadeza, charme e democracia. Eu vou convidar!”, afirmou Lula.
A fala acontece em meio às tensões que envolvem a tarifa de 50% aplicada pelos EUA sobre importações brasileiras, que deve entrar em vigor a partir de quarta-feira (6). As declarações de Trump sobre o tarifaço atribuído ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal), tem tensionado a relação entre os dois países.
O presidente brasileiro ainda afirmou que Trump não será o único chefe de estado convidado formalmente para o evento. “Vou ligar pra ele, para o Xi Jiping, para o [Narendra] Modi. Só não vou ligar para o [Vladimir] Putin, porque o Putin não está podendo viajar. Vou ligar para vários presidentes", disse o petista.