Notícias
Brasil
Apesar das tensões com os EUA, Lula afirma que convidará Donald Trump para participar do COP30

Apesar das tensões com os EUA, Lula afirma que convidará Donald Trump para participar do COP30

Declaração acontece em meio ao anúncio de uma tarifa de 50% aplicada sobre importações brasileiras

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que convidará Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, para participar da Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, a COP30, que vai acontecer em novembro, na Amazônia. A declaração foi feita durante a 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão.

“Eu vou ligar para o Trump para convidar ele para a COP para saber o que ele pensa sobre a questão climática. Vou ter a gentileza de ligar. Se ele [Trump] não vier é porque ele não quer, mas não vai ser por falta de delicadeza, charme e democracia. Eu vou convidar!”, afirmou Lula.

A fala acontece em meio às tensões que envolvem a tarifa de 50% aplicada pelos EUA sobre importações brasileiras, que deve entrar em vigor a partir de quarta-feira (6). As declarações de Trump sobre o tarifaço atribuído ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal), tem tensionado a relação entre os dois países.

O presidente brasileiro ainda afirmou que Trump não será o único chefe de estado convidado formalmente para o evento. “Vou ligar pra ele, para o Xi Jiping, para o [Narendra] Modi. Só não vou ligar para o [Vladimir] Putin, porque o Putin não está podendo viajar. Vou ligar para vários presidentes", disse o petista.

Tags

Notícias Relacionadas