Notícias
Bahia
Secretário Afonso Florence confirma previsão contratual de início da Ponte Salvador-Itaparica até 2026

Secretário Afonso Florence confirma previsão contratual de início da Ponte Salvador-Itaparica até 2026

Ainda de acordo com o secretário, a construção da ponte é apenas uma etapa de um projeto maior e estratégico

| Autor: Ramilton Silva

Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

Na manhã desta quarta-feira (17), o Governo da Bahia apresentou oficialmente o Projeto de Construção da Ponte Salvador-Itaparica, durante reunião realizada na sede da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador. Considerada uma das obras mais aguardadas da infraestrutura baiana, a ponte integra o Sistema Viário Oeste (SVO), conjunto de intervenções que visa ampliar a malha logística da capital e sua ligação com a Ilha de Itaparica e o interior do estado.

Durante a apresentação, o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, afirmou que a previsão contratual é de que as obras tenham início até o dia 4 de junho de 2026. Segundo ele, o projeto está atualmente em fase de tramitação ambiental no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão responsável pela liberação das autorizações necessárias.

"A previsão de início da obra é de até um ano. Ou seja, pelo contrato, até 4 de junho de 2026 a obra tem que ter começado," disse Florence.

"O projeto está no estágio de apreciação no Inema, com pedidos de autorização ambiental para a plataforma linear provisória e para a dragagem do acesso ao porto, o que garante segurança para o tráfego marítimo portuário," acrescentou.

Ainda de acordo com o secretário, a construção da ponte é apenas uma etapa de um projeto maior e estratégico para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador. O Sistema Viário Oeste deve criar um novo eixo de mobilidade, interligando a capital baiana com municípios do Recôncavo e com a BR-101.

"A obra é só uma parte de um grande sistema viário, o Sistema Viário Oeste, que permitirá que Salvador se expanda na região metropolitana, agora no sentido da ilha. Hoje, a RMS só tem um grande eixo logístico," destacou Florence.

Com aproximadamente 12,4 quilômetros de extensão, a Ponte Salvador-Itaparica deverá ser a maior da América Latina. A expectativa do governo é de que a estrutura reduza significativamente o tempo de deslocamento entre Salvador e a Ilha de Itaparica, além de fomentar o desenvolvimento econômico, turístico e logístico da região.

Tags

Notícias Relacionadas