Notícias
Bahia
Primeira fábrica de carros da BYD no Ocidente será inaugurada na Bahia

Primeira fábrica de carros da BYD no Ocidente será inaugurada na Bahia

Empresa lidera vendas de veículos elétricos e avança na industrialização no Brasil

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Adriano Machado

A montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), que lidera a venda de carros elétricos no Brasil, vai inaugurar nesta terça-feira (01) a sua primeira fábrica de carros elétricos no Ocidente, que ficará em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador. Neste momento, a produção será feita de forma parcial.

“Representantes da montadora confirmaram que, nesta primeira fase, os automóveis virão praticamente prontos da China. É o regime conhecido por SKD, sigla em inglês para semidesmontado. Nesse caso, as carrocerias chegam pintadas, e o veículo vem parcialmente montado, faltando encaixar alguns elementos”, informa uma reportagem da Folha de São Paulo.

A produção completa, conhecida como CKD, deve demorar mais tempo. Para facilitar o processo, a BYD entrou com um pedido para que seus carros montados no Brasil tenham o imposto de importação reduzido por três anos, até junho de 2028.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da BYD Brasil, Alexandre Baldy, a inauguração da linha de montagem representa enraizamento e o comprometimento da BYD com o Brasil. “Vai muito além da comercialização. É feito com brasileiros, e feito para os brasileiros”, declarou Baldy.

A unidade estará localizada nas antigas instalações da Ford e será a primeira fábrica da BYD fora da Ásia voltada para a produção de carros de passeio. O planejamento da BYD é a instalação de três fábricas no local: uma destinada para veículos, outra direcionada para chassis de ônibus elétricos e a última para processamento de lítio e ferro-fosfato.

Além do complexo de Camaçari, a BYD também possui fábricas em Campinas–SP e Manaus–AM destinadas à produção de ônibus elétricos, módulos fotovoltaicos e baterias de fosfato de ferro-lítio.

A expectativa é que o início da produção nacional possa contribuir para a redução de custos e maior competitividade da marca frente aos rivais, além de permitir uma resposta mais rápida às demandas do consumidor local.

Tags

Notícias Relacionadas