PM-BA abre processo após academia divulgar frase de militar nazista
A publicação foi feita na última quarta-feira (7) e foi excluída
Foto: Reprodução/Google Maps
A Polícia Militar da Bahia anunciou, nesta segunda-feira (12), a instauração de um processo administrativo para apurar a publicação de um vídeo, pela Academia da corporação, que trazia frase atribuída ao general nazista Erwin Rommel. A Academia, responsável pela formação dos oficiais, divulgou a mensagem em 7 de maio, junto a uma breve trajetória de Rommel, descrevendo-o como “um dos maiores estrategistas militares da história”.
No vídeo, lia-se: “Suor poupa sangue, sangue poupa vida, e cérebros poupam ambos.” Após críticas nas redes sociais, a postagem foi excluída e substituída por uma citação de Madre Teresa de Calcutá.
Em nota, a PM-BA declarou repúdio ao conteúdo “indevidamente publicado” e informou ter adotado todas as medidas administrativas cabíveis, ressaltando que a mensagem não condiz com os princípios institucionais. A corporação lembrou que todo material veiculado em seu nome deve refletir os valores democráticos, éticos e legais que orientam o trabalho do policial militar no Brasil.