Notícias
Bahia
Médicos de cinco hospitais estaduais da Bahia entrarão em greve nesta semana

Médicos de cinco hospitais estaduais da Bahia entrarão em greve nesta semana

Paralisação está prevista para começar a partir de quinta-feira (31)

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Thallysson Alves/Ascom HGE

O perfil oficial do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA) no Instagram anunciou, neste sábado (26), que os profissionais que atuam em hospitais estaduais entrarão em greve a partir de quinta-feira (31). A greve foi definida em assembleia convocada pelo sindicato no dia 24 de julho.

A paralisação acontece em apoio aos médicos que estão sendo demitidos dos vínculos celetistas com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). Estima-se que mais de 500 médicos que atendem nas unidades de saúde vão perder seus contratos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) até o dia 31 deste mês, após o fim do contrato com o INTS, que era de oito anos.

A partir de agosto, os profissionais estarão sujeitos à contratação via PJ, que não oferece benefícios como 13º salário e licença-maternidade, por exemplo.

O fim do contrato entre a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o INTS impacta os contratos de médicos das seguintes unidades de saúde: 

- Hospital Geral do Estado (HGE);
- Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA);
- Maternidade Albert Sabin (MAS); 
- Maternidade Tsylla Balbino (MTB);
- Hospital Geral Roberto Santos (HGRS).

Todas essas unidades são de alta complexidade e recebem pacientes de todo o estado, realizando juntos mais de 82 mil atendimentos por ano.

Tags

Notícias Relacionadas