Lula virá a Bahia para inauguração de nova fábrica da BYD em Camaçari
Evento está marcado para 9 de outubro
Foto: Ricardo Stuckert / PR
No dia 9 de outubro, Camaçari irá contar com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em inauguração da nova fábrica da BYD. O evento também contará com a presença do CEO global da fabricante, Wang Chuanfu, e do vice-presidente da BYD Brasil, Alexandre Baldy.
Essa é a primeira vez de Lula na Bahia após a sua vinda em julho, quando esteve presente duas vezes no estado, uma em Salvador para o desfile da Independência da Bahia, no 2 de julho, e outra em juazeiro no anúncio das entregas na área da saúde dentro do programa Novo PAC, com governador Jerônimo Rodrigues e dos ministros Rui Costa e Alexandre Padilha.
A inauguração da fábrica estava marcada para acontecer inicialmente ainda no primeiro semestre, em 26 de junho, quando foi adiada para o dia 1º de julho, no entanto, por falta de algumas licenças, como, por exemplo, a ambiental, só foi feita uma visita às instalações.
De acordo com Stella Li, presidente das Américas e vice-presidente global da BYD, a capacidade inicial será de 150 mil veículos por ano e que a produção em Camaçari começará com o elétrico compacto Dolphin Mini, além do SUV híbrido Song Pro e do sedã híbrido King, desenvolvidos em colaboração com engenheiros brasileiros.
A montadora também tentou reduzir a alíquota de 10% para importação das unidades SKD que servirão de base para a montagem no país. O governo, no entanto, decidiu manter a taxa atual e liberar, até janeiro, uma cota de importação com isenção de imposto.