Jerônimo Rodrigues posta vídeo após desembarcar na China
O governador da Bahia deve resolver pendências da ponte Salvador-Itaparica
Foto: Reprodução
Neste domingo (11), o governador do estado da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) compartilhou sua chegada em Pequim, na China. O petista faz parte da comitiva do presidente Luis Inácio Lula da Silva no país asiático. O motivo acertar o contrato para as obras da ponte Salvador-Itaparica. A construção tem duração de quatro anos a partir da montagem do canteiro de obras e a ponte deve começar a ser edificada em 2026.
"Pousando aqui já na China. Ainda esta de noite, mas o clima está bom. Agora indo para o hotel, diz que cansar essa noite. 11 horas a mais do que na nossa Bahia, no nosso Brasil. O Lula já chegou, já está no hotel. Descansando da manhã, a gente pega firme. Eu vou mantendo vocês informados, todas as conversas, do acompanhamento da agenda do presidente Lula e da minha agenda.
Prometida em 2009, a ponte nunca saiu do papel. A Operação Lava-Jato também atrasou a construção, uma vez que as duas principais construtoras baianasOAS e Odebrecht (atual Novonor), apareceram envolvidas no escândalo. Em 2017 o então governador Rui Costa chegou a falar na construção de um túnel, e não de uma ponte. Em dezembro de 2019 foi realizado o leilão para escolher a proposta de projeto vencedora, em que as estatais chinesas "China Railway 20 Bureau Group Corporation" e "China Communications Construction" apresentaram lance de R$ 56,21 milhões ao ano, durante os próximos 35 anos
Em abril de 2020, no contexto da pandemia da COVID-19, o governo do estado anunciou que, em comum acordo com as construtoras, postergou por mais 90 dias a assinatura do contrato. Foi assinado no fim do mesmo ano. A obra tem investimento de R$ 7.6 bilhões, conforme estabelecido no Plano de Negócios em 2019. As obras começaram em 2023, com a dragagem da nova área de acesso ao Porto de Salvador e a sondagem na Baía de Todos-os-Santos. A construção tem duração de quatro anos a partir da montagem do canteiro de obras. A ponte deve começar a ser construída em 2026.